A crise do novo coronavírus, que alcançou proporções globais no ano de 2020, trouxe novas perspectivas para as empresas e, sobretudo, novos hábitos de compra para o consumidor. A seguir, separamos alguns dados coletados por diferentes pesquisas:
– 7 em cada 10 consumidores deixaram de fazer alguma compra em função da pandemia (Fonte: Gente/Globo);
– 82% dos consumidores de e-commerce pretendem continuar utilizando o canal mesmo após a pandemia;
– 1 em cada 3 e-shoppers (consumidores on-line) fez compras pela internet pela primeira vez na pandemia;
– a forma preferida de pagamento dos consumidores da pandemia se tornou o cartão contactless;
– em dezembro de 2020, apenas 25% dos brasileiros acreditavam que o pior da pandemia já havia passado (OpinionBox);
– entre os brasileiros que acreditam que, em 2021, a situação da pandemia será melhor, 37% apostam em uma melhora na economia do país.
Seguem algumas dicas que podem ajudar como prospectar em tempos de crise:
1. Reforce o bom atendimento
Se o atendimento ao cliente já é um diferencial de impacto em situações de normalidade, em uma crise econômica, ele se torna imprescindível. Ter uma equipe de atendimento disponível, acessível e disposta a solucionar as demandas do cliente pode fazer a diferença no momento do fechamento de uma compra. Comunicação empática e escuta ativa são grandes aliados de um processo de prospecção humanizado e personalizado.
2. Intensifique o contato com clientes já fidelizados
Eles podem ajudar a garantir o ticket médio da empresa com a recorrência nas compras. Faça um estudo dos clientes ativos do negócio para descobrir:
2.1 – Com que frequência eles se relacionam com a empresa?
2.2 – Qual o valor médio das compras?
2.3 – Quais são os produtos mais buscados?
3. Presença nas redes sociais
Se a prospecção ativa é o único meio de captar novos clientes em sua empresa, o momento de crise é o melhor para reavaliar. Use das redes sociais para estar mais próximo do cliente. Use a força do marketing de conteúdo para isso. Esta estratégia consiste em produzir conteúdos relevantes para o seu público-alvo e que tenha relação com as soluções que a sua empresa oferece.
4. Busque firmar parcerias com outras empresas
Se essa crise tem afetado a todos, por que, então, não se unir? Esta estratégia para aumentar as vendas durante a pandemia de Covid-19 se refere à busca por parcerias com outras empresas.Procure marcas que ofereçam soluções que, de alguma forma, complementam as suas. Vocês podem, por exemplo, oferecer seus produtos e serviços em uma única plataforma de delivery.
5. Implemente um serviço de entregas
Os serviços de entrega se tornaram a única forma de manter o negócio funcionando e não paralisar as vendas.
6. Faça benchmarking
Observe o que os concorrentes têm feito de bom e tentar adaptar essas práticas para a realidade do seu negócio. Busque entender quais estratégias a concorrência tem adotado para enfrentar a pandemia e veja o que é possível aplicar na sua empresa.